Após anunciar duas trocas no primeiro escalão do seu governo, Jerônimo Rodrigues (PT) deve movimentar, nos próximos dias, áreas de outras pastas. Segundo apurou o Se Ligue Bahia, a próxima mudança deve acontecer no comando do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), atualmente chefiado por Maria Amélia de Coni e Moura Mattos Lins.
O governador vai aproveitar o “embalo” de denúncias contra gestões anteriores do Inema. Segundo publicou o Bahia Notícias, o Ministério Público da Bahia (MP-BA) denunciou oito pessoas por participação em um suposto esquema de corrupção e crimes ambientais dentro do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Entre os réus está Maristela Tereza de Castro, apontada como articuladora do grupo e ex-integrante do gabinete do deputado estadual Vitor Bonfim (PV), aliado do governador Jerônimo Rodrigues (PT). Ela ocupou o cargo de secretária parlamentar de 2018 até o dia 31 de maio deste ano. Além do gabinete de Vitor Bonfim, a investigada também foi secretária parlamentar do atual titular da pasta de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida (PSB).
Essa será a segunda baixa no âmbito da Secretaria de Meio Ambiente (Sema). A primeira foi a do chefe de gabinete, André Ferraro, que pediu para deixar o posto na última terça (5).
Em coletiva à imprensa no gabinete oficial, em Salvador, nesta terça-feira (12), o governador Jerônimo Rodrigues apresentou os dois novos secretários estaduais: Rodrigo Pimentel, da Secretaria de Administração (Saeb), e Marcius Gomes, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Acontece que, segundo apurou o Se Ligue Bahia, Joazeiro só soube da demissão no próprio dia, momentos antes da coletiva. Resignado com a notícia, não reagiu, mas, em conversa com aliados, disse não ter ficado contente com a forma como foi comunicado.
Comentários