Governo da Bahia avança na atração de fornecedores da BYD e fortalece polo automotivo em Camaçari


Fotos: Daniel Senna / GOVBA

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, se reuniu nesta quarta-feira (14), em Pequim, com representantes de empresas chinesas fornecedoras da montadora BYD, que irão compor o ecossistema industrial da fábrica de carros elétricos da marca em Camaçari. Durante o encontro, foram apresentadas as oportunidades e condições oferecidas pelo Estado para atração de investimentos e instalação das unidades no território baiano.

A reunião, que durou mais de quatro horas, contou com apresentação técnica da Bahiainveste e tratou de temas como incentivos fiscais, disponibilidade de terrenos, legislação ambiental, infraestrutura e facilitação da entrada de mão de obra estrangeira. O diálogo também envolveu esclarecimento de dúvidas e sugestões por parte dos empresários chineses.

“Esse encontro foi um passo importante para consolidar a implantação da BYD na Bahia. Mostra que a fábrica não será apenas uma montadora de peças importadas da China, mas sim um centro produtivo completo. A meta é que até 80% das partes dos veículos sejam fabricadas em solo baiano”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues.

Entre as companhias que manifestaram intenção de se instalar na Bahia estão grandes nomes da cadeia automotiva global, como a Sinomac (autopeças), a Minth (estruturas metálicas e plásticas) e a ACG (vidros automotivos). “Essas empresas serão fundamentais para a produção dos nossos veículos elétricos e híbridos. Seguimos incentivando novos investimentos na Bahia, como parte do compromisso da BYD com o desenvolvimento sustentável da região”, destacou Tyler Li, presidente da BYD Brasil.

A previsão é que a produção de veículos em Camaçari comece ainda no primeiro semestre de 2025. Inicialmente, a operação será nos formatos CKD (completely knock-down) e SKD (semi knock-down), com parte das peças ainda importadas da China, até a consolidação dos fornecedores locais.

Com aporte estimado em R$ 5,5 bilhões, a planta da BYD terá capacidade inicial para produzir 150 mil veículos por ano, podendo dobrar esse número até 2027. A expectativa é de geração de até 20 mil empregos diretos e indiretos, consolidando Camaçari como o maior polo industrial da empresa fora da China.

Líder mundial em tecnologias limpas, com 30 anos de atuação, a BYD também lidera as vendas de carros elétricos e híbridos no Brasil em 2024, ocupando a nona posição geral no mercado automotivo nacional.


Fonte