Bahia Associação anuncia projetos para vôlei de quadra e basquete; conheça


O projeto “Bahia Olímpico”, desenvolvido pela Associação Esporte Clube Bahia, sob a presidência de Emerson Ferretti, está dando importantes passos para colocar o Esquadrão em mais modalidades olímpicas no cenário nacional, após já ter entrado no basquete 3×3 e no vôlei de praia.

Em reunião do Conselho Deliberativo nesta semana, o dirigente tricolor confirmou que o Bahia entrará nas modalidades: vôlei de quadra (masculino e feminino) e no basquete (masculino).

O objetivo em ambas as modalidades é transformar o clube em um formador de jovens atletas, além de lançar e incentivar projetos sociais voltados aos dois esportes, com foco em alcançar as competições mais importantes, que são respectivamente Superliga (vôlei) e NBB (basquete) no Brasil.

Bahia vai entrar na modalidade de vôlei de quadra

Sobre o vôlei, Emerson Ferretti destaca que essa é a modalidade que aparece em segundo lugar na preferência dos brasileiros e que possui ligas de alto nível – quando comparadas com competições estrangeiras –, no masculino e no feminino.

“O vôlei de quadra é o segundo esporte na preferência nacional, é uma modalidade que acostumamos a vibrar com medalhas e títulos mundiais. Temos um campeonato brasileiro muito forte no masculino e no feminino. Estamos iniciando esse processo. Pensamos o voleibol realizado em três etapas: vamos iniciar com divisão de base no feminino e masculino; na segunda etapa, um incremento do trabalho da base; e na terceira etapa, o universitário e adulto”.

  • A divisão de base será realizada através de parceria com o Colégio Perfil, enquanto o projeto social, e incremento da base, terá investimentos via ISS/Unijorge, com foco em competições de base.
  • Através da Lei de Incentivo ao Esporte e de programas de bolsas estudantis, novamente com parceria junto à Unijorge, a Associação viabilizará participação em categorias de vôlei universitário e adulto, incluindo a Superliga.

Bahia Associação também terá times de basquete

Na mesma reunião, o presidente Emerson Ferretti detalhou também o projeto voltado para a modalidade de basquete na Associação ECB, também composta por três etapas. Mas, nesse caso, com um investimento maior para alcançar o alto nível do esporte no país.

“O basquete é outra modalidade coletiva, complexa, que exige um investimento maior de forma que a gente possa atender os interesses do clube, mas também dentro das nossas condições de trabalho, mas temos todo o interesse de desenvolver o basquete; a torcida pede muito. A gente tem um case de sucesso do nosso rival há um tempo atrás e vimos que é muito possível também transformar o Bahia em um case de sucesso, principalmente com o ginásio novo que está sendo construído na orla. O NBB é a competição mais forte, fora campeonatos de futebol. Também está montado em três etapas: a primeira é com a equipe universitária; na segunda etapa, a gente avança para a Liga Ouro (segunda divisão nacional), junto à implementação de programas sociais, e a terceira etapa é O NBB”, explicou Ferretti.

  • A primeira etapa contará com parceria entre Bahia e Uninassau para a disputa de competições universitárias, com patrocínio da PX Finance.
  • Para disputar a Liga Ouro, é necessário um investimento de R$ 1 milhão, que será obtido através da Lei de Incentivo e patrocínio direto.
  • Para jogar o NBB, é necessário investimento de R$ 6 milhões, que tornará o basquete o esporte prioritário no Projeto Bahia Olímpico.

Fonte