*ALTAMIRO LIRA: UM OTIMISTA DA VIDA*


DIGITAL CAMERA

O rádio e a cultura de Alagoinhas (BA) perderam uma das suas  referências com a morte, dia 24, de Altamiro Lira, aos 69 anos.

Componente de tradicional família alagoinhense,  Altamiro Lira Gomes  era uma pessoa que pregava o amor e o otimismo, coerente com a data do seu nascimento, 12 de junho de 1953, Dia dos Namorados.

Ingressou no rádio em 1976 na antiga Rádio Emissora de Alagoinhas AM, passando pela Catuense FM (atual 93 FM), Digital FM, Mundial FM (emissoras de Alagoinhas),  Ouro Negro FM (Catu), Camacan FM (na região cacaueira) e Cruzeiro AM de Salvador, afastando-se do meio em 2020 com o início da pandemia.

No rádio, apresentou diversos  programas, a exemplo de Mundo da Criança, Fórum de Debates, Pauta Livre e  Momentos de Recordação.

Seu irmão Ubirajara Lira Gomes, falecido em 1973, foi locutor comercial da Rádio Emissora de Alagoinhas nos anos sessenta

Além dos microfones, foi criador e apresentador de programas de auditório, realizados no Centro de Cultura e no Sindicato dos Comerciários, com destaque para os quadros Escalada Para o Sucesso e Meu Colégio Participa.

Na cultura, foi autor dos livros:

– Síntese de um mundo feliz;

– A sorte através da loteria;

– Coleção Otimismo para o Brasil;

– Estória de uma jovem carnavalesca que pariu um ET;

– Belisário, o menino pobre que se tornou doutor;

– Dr. Joaquim Neto, o amigo de Sátiro Dias e região;

– Professor: o amigo e fiel instrutor;

– Brasil, um gigante adormecido,  em duas  edições;

– Conheça sua cidade, em parceria com José Olivio;

– Quando os amigos se encontram, em parceria com José Olivio e Atevir Esteves;

Dedicado à literatura, foi um dos fundadores da Caspal – Casa do Porta de Alagoinhas e exerceu diversos cargos diretivos, especialmente na área da Comunicação.

Altamiro Lira dedicou-se também  à apresentação de eventos culturais e sociais, campanhas de reciclagem e lançamentos dos livros de José Olívio.

Durante 15 anos, foi funcionário público lotado na  COPEC – Coordenação de Petróleo e Combustíveis, da Secretaria da Fazenda da Bahia.

Na esfera familiar tinha como irmãos Célia, Robério, Luiz Otávio e Fernando, além de três  sobrinhos que são figuras públicas na cidade: Márcio da Linha Verde, secretário Municipal de Comunicação,  Moacir Lira, psicólogo e Otoniel  Marcos Silva Gomes, empresário.

Altamiro Lira deixa a viúva Neuza Mendes Moreira Gomes, os filhos Neila Karolina, Kamila Rachel, Leonardo Vinícius e Lorena Vanessa, além dos netos Lara Giovanna, Guilherme, Alícia, Cauê, Gabriel, Gustavo, Alice e Moacir.

Altamiro, foi voluntário das bibliotecas do colégio Luiz Navarro de Brito( hoje cetep ) e foi pioneiro  na atividade de lixo reciclável  no município. Ultimamente dedicava-se à   fé  que ele abraçou  como Testemunha de Jeová.

Por :  Belmiro Deusdete

Mensagem do seu sobrinho Otoniel Marcos :

Perdemos um intelectual, radialista, escritor, um grande amigo, de coração generoso, amava o seu próximo independente da sua condição social, um gentleman amado por muitos. Um artista da cultura de cordel, que com simplicidade contou suas histórias da da forma que  vivia vida, de um jeito simples , preocupado sempre com a natureza e com os mais humildes. O humor era sua tônica, onde chegava não tinha tristeza. Meu tio , obrigado por tudo, sentiremos muito a sua falta, que o Jeová cuide de você, pois a sua fé é inabalável. Sempre tive o orgulho e prazer de ser seu sobrinho. Descanse em paz, estamos aqui em oração por você nesta passagem.