“Uma festa de paz, por isso trouxe a minha família”, afirma comerciante no dia de São Pedro (29), durante os festejos no Parque de Exposições


Os festejos de São Pedro no Parque de Exposições de Salvador, chega ao seu segundo dia neste sábado (29), sendo destaque no quesito mais importante para realização do evento: a segurança. A última etapa da programação do São João da Bahia 2024 começou mantendo a ausência de registro de crimes graves contra a vida e números pequenos de ocorrências de furtos e roubos. Equipes das Polícias Civil, Militar e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, mantém uma vigilância constante durante todo o evento.

A segurança, que conta com o reforço da tecnologia, através de câmeras equipadas com sistema de reconhecimento facial, é percebida pelo público. O comerciante Marcos Pinheiro, que veio acompanhado de toda a família, diz sentir esse esforço. “A gente percebe que é uma festa segura. Eu acho que quem, por acaso, não tem a intenção de vir ao Parque para curtir, sabe que aqui não terá espaço. Uma festa de paz, por isso trouxe a minha família”, contou Marcos.

De acordo com o tenente coronel Roberto Araújo, a estrutura e estratégia montada, além de reforçarem a expertise dos profissionais em grandes eventos, é motivo de satisfação. “Ontem (28), primeiro dia de festa de São Pedro, tivemos um público estimado de 30 mil pessoas, e apenas 10 ocorrências de furtos e roubos de celulares. Então percebemos uma subnotificação dessas ocorrências, com relação ao número de visitantes”, explicou o tenente coronel.

Para o oficial da PMBA, há também uma mudança de comportamento do público: “as pessoas quando chegam ao parque, já percebem a presença do monitoramento policial, isso já inibe algumas ações. O que se observa também é que as pessoas estão mais vigilantes e precavidas com relação à utilização do aparelho celular”.

Toda essa engrenagem faz com o que o São João da Bahia 2024, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo (Sufotur), chegue em sua última etapa sustentando o tema de 2024: “O melhor do Mundo é o Nosso”. Além das grandes atrações, quem vem ao Parque de Exposições ainda pode ajudar pessoas em situação de fome, doando 1 kg de alimento nos postos de coleta do Programa Bahia Sem Fome, que também marca presença na festa.

A programação vai até esta terça-feira (2) e o tenente coronel Roberto Araújo, deixa o convite. “Temos hoje mais um desafio e estamos presente com mais de 500 policiais, todos preparados para dar segurança a todas as pessoas que vêm ao Parque. A gente conclama à população a estar aqui festejando com tranquilidade, até porque, além de grandes atrações, oferecemos um ambiente seguro para isso”, disse ele.

Fotos: Jefferson Machado/GOVBA