Exames de imagem lideram atendimentos no primeiro dia da Feira Saúde Mais Perto, em Feira de Santana


O primeiro dia da Feira Saúde Mais Perto, realizada em Feira de Santana, registrou cerca de seis mil atendimentos de saúde e cidadania na estrutura montada no campo ao lado do Shopping Boulevard. A ação é promovida pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), em conjunto com as Voluntárias Sociais da Bahia.

Moradora de Feira de Santana, a dona de casa Edna Dantas, de 49 anos, procurou a Feira Saúde Mais Perto para realizar os exames de ultrassonografia que precisava – procedimento mais procurada nesse primeiro dia de ação. “Cheguei aqui e o atendimento foi muito rápido. Em pouco tempo consegui fazer as três ultrassonografias que eu precisava. Os médicos e toda a equipe da Feira foram muito educados e atenciosos comigo”, relatou.

Na estrutura instalada, estão sendo realizadas consultas de triagem para cirurgias de catarata, encaminhamento para a cirurgia e limpeza de lentes oculares de pessoas que já realizaram o procedimento, consultas e tratamento odontológicos completo, preventivo ginecológico, acompanhamento nutricional, testagem para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), além de exames como ultrassonografia, eletrocardiograma, raio-X e laboratoriais.

O agente de portaria Valmir Santos, de 52 anos, também aproveitou para ser atendido no primeiro dia de ação. “Fiz os exames de laboratório e a consulta com o oftalmologista, que eu estava precisando há um tempo e não conseguia. O serviço tá de primeira, tudo muito organizado”, elogiou.

Coordenador da Feira Saúde Mais Perto, Edvaldo Gomes destacou que o primeiro dia da ação superou todas as expectativas. “Nós conseguimos atender a todos que nos procuraram e cumprimos nosso objetivo, que é cuidar das pessoas. Ressaltamos que, para ser atendido, não é necessário agendamento prévio, estamos atendendo por demanda espontânea. Seguimos com os atendimentos até sexta (28), sempre até às 17h, ofertando uma média de mais de seis mil atendimentos por dia”, ressaltou o coordenador.

Pela primeira vez em uma edição da Feira Saúde Mais Perto, a aposentada Eunice Alves, de 64 anos, aprovou a estrutura montada para os atendimentos de saúde. Em pouco mais de uma hora, ela realizou o Raio-x de tórax que precisava. “Foi tudo muito rápido. Já fiz o exame e estou esperando o resultado, que vai sair em breve. Gostei muito do atendimento, fiquei satisfeita mesmo”, disse.

No local também funciona um posto do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), que oferece os serviços de emissão de segunda via do RG, de antecedentes criminais e inscrição no CPF.

Atendimento segue até sexta

Os atendimentos seguem até sexta, das 7h às 17h. Para ter acesso aos serviços oferecidos pela Feira Saúde Mais Perto, é necessário apresentar o cartão do SUS, RG e CPF. No caso de exames de ultrassonografia e exames laboratoriais, é preciso apresentar a solicitação médica.

Em 2024, já foram realizadas 46 edições da Feira Saúde Mais Perto em 45 municípios. Ao todo, desde 2023, mais de 600 mil atendimentos foram realizados na ação. Para acesso aos serviços, os usuários deverão apresentar Cartão SUS, RG, comprovante de residência, comprovante de vacinação contra a Covid-19 e requisição médica – para realização de exames de ultrassonografia.

Fotos: Bárbara Silveira / Saúde GovBA